sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Dia da Consciência Negra


No dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra, data que faz menção ao assassinato de Zumbi dos Palmares, em 1695, uma grande referência na luta contra a escravidão. A batalha continua até hoje, contando com homens e mulheres que dedicam suas vidas para combater o preconceito, a escravidão, a violência, a opressão e a injustiça, inclusive, em muitos casos, dando o sangue para dizer não à prisão física e intelectual.
A cultura africana possui uma enorme influência na cultura nacional, embora ainda rejeitada por muitos que não a conhecem. Frequentemente, vemos situações de preconceito racial, índices de violência contra @s negr@s aumentando, questões sociais analisadas equivocadamente, enfim, momentos históricos semi-debatidos - utilizados para aumentar a audiência.
Mas a luta pela liberdade dos povos negros jamais cessou. É fundamental refletir sobre as injustiças passadas e presentes, os avanços alcançados e a importância da cultura africana em nosso cotidiano. Enquanto jovens cristãos, compete a nós estarmos unidos, com muito carinho, celebrando esta data, abraçando a bandeira e dando continuidade à luta; estando envolvidos em um grito que celebra os direitos já conquistados; diz não ao racismo, à discriminação e a todo tipo de violência; clama por voz, vez e lugar para este povo que tanto buscou isso sem ser ouvido; e não permite que sejam calad@s aquel@s que são sujeitos da nossa história e esquecid@s nos livros escolares. Compreender e ressaltar nossa origem africana e buscar pela liberdade, pela manifestação religiosa e cultural de todos os povos faz parte de nossa mística.
Que a consciência sobre a importância d@s negr@s não seja somente no dia 20 de novembro. Que possamos, a cada dia mais, "acolher, com abertura de espírito, as justas reivindicações de movimentos – indígenas, da consciência negra, das mulheres e outros – (…) e empenhar-se na defesa das diferenças culturais, com especial atenção às populações afro-brasileiras e indígenas" (CNBB, Doc. 65, nº 59).
(Jennifer Teixeira - Vice-Coordenadora do Decanato de Toledo)


O Projeto Ajuri apresenta o Roteiro de encontro para Grupo de Jovens: “Resistência, Mística e Amor – Celebrando a luta de Zumbi, celebrando a nossa luta”.
O roteiro nos convida fazer memória da luta de Zumbi que também é nossa luta, e assim celebrar o Dia da Consciência Negra. Na memória desse dia refletimos sobre o/a negro/a no Brasil, sua presença na arte, na culinária, na fala, bem como, denunciamos o extermínio da juventude negra e o feminicídio que vitimiza na sua maioria mulheres negras, gritos esses que exigem de nós Resistência, Mística e Amor.

Você pode conferir esse material AQUI

E também pode encontrar muito mais sobre o dia da consciência negra e assuntos que acercam esse tema na Edição de novembro da Revista Jovens em Ação, Clicando AQUI




0 comentários:

Postar um comentário