sábado, 11 de julho de 2015

PAPO JOVEM #01 com Josiane Moreira

Olá Pejoteiros!

    É com muito prazer e entusiasmo que estreamos aqui a nova sessão do blog da PJ TOLEDO.
     A sessão Papo Jovem nasce com o intuito de mostrar a todos(as) quem são os(as) jovens que trabalham e lutam pela vida de juventude em nossa diocese. Em uma breve entrevista buscamos mostrar quais são os sonhos, esperanças e utopias dessa linda juventude de Toledo.O Papo Jovem será atualizado semanalmente, toda terça-feira.
    E quinta-feira tem mais novidade. Dando continuidade a revitalização de nosso blog, iremos postar toda quinta-feira o histórico de um grupo de base pejoteiro da diocese. #Aguarde

---


A entrevistada da semana é a jovem Josiane Moreira. A Josi, é atualmente Coordenadora do Decanato de Assis Chateaubriand e participante do grupo JURAC.



Quem é a Josi?


    A Josiane é uma jovem, uma jovem um pouquinho mais velha, mas que tem anseios igual a todos jovens, que trabalha, que estuda, que se diverte, que também tem seus momentos com amigos, momentos com a família, que sofre, que passa por provações, que peca, mas que acima de tudo, está buscando cada vez mais ser seguidora de Cristo, porque ama a Cristo e antes de tudo tem um amor declarado pela eucaristia. Acho que essa é minha definição, eu sou essa pessoa que gosta sim de se divertir, mas que também procura seguir aquilo que Deus prega no evangelho e se não consegue, porque erra, porque também é humana, mas que se arrepende, que volta atrás e se dedica.
     
Como você conheceu a Pastoral da Juventude?

    Eu entrei no grupo de base, o JOLUP com 15 anos e fiquei por lá até os 18 anos. O interessante é que enquanto eu participava do JOLUP, eu conheci mais a fundo a Pastoral da Juventude no decanato de Assis. Porque tinham as escolas Decanais para formação de lideres de grupo de jovens. Na época eu não era líder, mas o pessoal indicou meu nome pra estar participando, foi lá que eu comecei a me aproximar da Pastoral da Juventude.Depois disso eu vivi um momento de afastamento. Com 19 eu entrei na faculdade, foram se acumulando coisas e eu acabei me afastando do JOLUP e acabei ficando por um bom tempo distante. Depois do afastamento eu continuei participando da missa, pagando o dizimo, mas fiquei distante de um movimento pastoral.
     Então eu me reaproximei da PJ graças ao convite de um amigo muito querido que eu vou levar pra minha vida toda e então eu comecei a participar do JURAC, isso a 3 anos atrás.
     Quando eu comecei a participar do JURAC, foi bem na época da Jornada e o grupo JURAC não tinha nenhum representante pra JMJ. Eu tinha vontade de ir, mas estava em duvida se iria ter disponibilidade de tempo por causa do trabalho. Mas acabou coincidindo que a Jornada foi bem no meu período de férias, então eu me disponibilizei a ir. O grupo foi muito acolhedor, abraçaram a causa, fizeram promoções e eu fui na Jornada graças ao grupo JURAC.
    Isso me motivou muito, a estar ajudando o grupo e sempre participando, por ter sido muito bem acolhida apesar do pouco tempo que eu estava no grupo. Eu senti aquela coisa boa que é participar de grupo da pastoral. Então comecei a ser mais ativa no grupo e foi quando o Thiago Menezes foi no grupo e esteve me convidando a participar da Escola Diocesana de Formação (EDL) que foi onde eu realmente me firmei na Pastoral da Juventude.
     Eu acredito que esse reencontro com a PJ foi Deus me chamando de novo. É uma sensação que Deus queria que eu ficasse e agora ele me chamou.Dessa vez estou mais fortalecida, tenho mais convicção e apesar da correria que vivo hoje ser maior que a correria que eu vivi aos 19 e que foi a razão pra eu ter deixado o grupo, hoje eu abriria mão de outras coisas, mas não abriria mão do meu grupo de jovens que é o JURAC.
     Não tenha medo de ser quem você é, de ser jovem, de ter vontade de mudar o mundo sem ter forças pra fazer isso. Ser jovem na Pastoral da Juventude é unir forças, é somar, é mostrar que um jovem sozinho talvez não seja o suficiente, mas que uma multidão de jovens gritando ecoa pelo mundo inteiro. Não por aquilo que ele pode ser um dia, mas pelo que ele é, e expressa hoje.    

O que a Pastoral da Juventude representa atualmente na sua vida?

     Hoje eu posso dizer com toda convicção que a Pastoral da Juventude representa o meu projeto de vida, é por isso que eu quero queimar a minha vida, é por isso que eu quero viver. Buscar os jovens, lutar por essa juventude que está tão propensa ao mal e a banalidade. Mostrar que tem jeito de ser diferente, que você não precisa ser perfeito, mostrar que na sua vida comum você pode sim buscar a santidade. Hoje eu sou jovem, um dia não vou mais ser, mas ainda que eu não seja jovem, que meu trabalho seja pra que o jovem possa ser jovem.
     
O que você tem a dizer pra quem está entrando agora na Pastoral da Juventude?

     O que eu diria é, seja bem vindo, entre nessa roda, faça parte dessa dança e ajude a roda da vida girar.


Josiane e Thiago, Coordenadores da PJ no decanato de Assis.

---

O PAPO JOVEM é uma iniciativa da DAC - PJ (Departamento de Assessoria e Comunicação).
Postado por: Giovani Bessegato
Entrevista: Fabricio Carmona
Arte: Gabriel Antunes

1 comentários:

  1. Linda história! Obrigada por partilhar, motivou-me a lutar por essa causa. Amei a frase:Ensinar a ser Jovem.

    ResponderExcluir